Respiração profunda: Obtenha mais energia com este exercício

Respiração profunda
Anúncios
Anúncios

Tirar dez minutos todos os dias para praticar a respiração profunda, purificadora e energizante é algo que todos nós deveríamos fazer. Essa prática não só proporciona benefícios incríveis à saúde, bem como é gratuito!

Respiração Profunda e o Sistema Linfático

Há muitos benefícios que surgem com a prática diária da respiração profunda, um dos maiores benefícios é que a respiração profunda oferece ao seu sistema linfático um reforço adicional na eliminação de toxinas do seu corpo.

O que é o sistema linfático?

O sistema linfático é comumente chamado de rede de esgoto do corpo. Ele trabalha em harmonia com o sangue, cercando e protegendo cada célula do corpo, remove células mortas, proteínas do sangue e qualquer outra toxina, que são então, removidas do corpo através de nossos produtos residuais, de muco ou pela pele.

O corpo é imensamente dependente do sistema linfático, a tal ponto que, se ele fosse desligado por 24 horas, você morreria como resultado do acúmulo de toxinas e proteínas presas ao redor das células.

Além da respiração profunda, você pode estimular seu sistema linfático com massagem de drenagem linfática e exercícios, especialmente os que envolvam cama elástica /mini trampolim, jump, etc.

A linfa é coletada ao redor de drenos através de dois ductos no sangue, que estão localizados na base do pescoço (ao redor do ducto torácico). Ao respirar, estimulamos o fluxo da linfa e, através da respiração profunda, contribuímos para que esse fluxo seja ao mesmo tempo purificador e poderoso. Uma vez que respiramos, a linfa é enviada para o fluxo sanguíneo, depois para o fígado, onde é metabolizada e depois para os rins, onde as toxinas são filtradas.

A respiração profunda é tão importante, pois ao contrário do nosso sistema sanguíneo, o sistema linfático não tem uma “bomba” para empurrar os fluidos linfáticos ao redor de nossos corpos. Em vez disso, o sistema linfático precisa de movimento muscular, que é criado pela respiração.

Além de atuar como filtro, o sistema linfático também é capaz de destruir bactérias, vírus e células anormais, como as células cancerígenas. O sistema linfático também desempenha um papel enorme na eficácia do nosso sistema imunológico.

Exercício de respiração profunda para experimentar mais energia e eliminar toxinas

Aprender a respirar profundamente é um processo fácil. Uma vez que você se acostuma com os exercícios de respiração profunda, seu dia a dia se tornará menos superficial e permitirá que seu corpo trabalhe com mais eficiência.

Reserve uns minutinhos do seu dia para se concentrar na sua inspiração e expiração. Inspire profundamente até sentir a barriga cheia de ar, prenda a respiração por alguns segundos e expire lenta e profundamente até que todo o ar seja expelido.

Nesse processo é muito importante que você siga um padrão de tempo em cada etapa, que vamos chamar de relação 1:4:2.

  1. Inspire conte 1 segundo;
  2. Prenda a respiração conte 4 segundos;
  3. Solte o ar lentamente conte 2 segundos.

Veja na ilustração abaixo como fazer:

Respiração diafragmática detox

Faça 10 ciclos de respiração profunda 3 vezes ao dia.

Essa proporção 1:4:2 deve ser mantida sempre. Você pode aumentar esses tempos proporcionalmente a medida que sua capacidade pulmonar for aumentando.

Exemplo da relação 1:4:2 começando com 5 segundos

  1. Inspire conte 5 segundos;
  2. Prenda a respiração conte 20 segundos;
  3. Solte o ar lentamente conte 10 segundos.

A inspiração profunda e lenta irá oxigenar completamente o sangue e ativar o sistema linfático. Quando soltar o ar, comece bem do fundo do abdômen, como se fosse um aspirador que estivesse retirando todas as toxinas do corpo.

Se você se sentir cansado durante esse exercício, reduza o tempo de inspiração. Veja com quais números você consegue praticar confortavelmente e aumente os tempos aos poucos, conforme sua capacidade pulmonar aumentar.

Observações importantes

Para que o exercício funcione melhor é fundamental que você tenha um estilo de vida saudável, com uma alimentação baseada em frutas, verduras e alimentos ricos nutrientes e tomar bastante água. Se possível, evite o excesso de carnes em geral.

Em 10 ou 30 dias, seu corpo começará a limpar o “lixo” que vêm se acumulando no seu organismo durante anos. A energia a adicional devido uma maior oxigenação, será utilizada para acelerar nesse processo de eliminação de toxinas.

Desta forma, se você de repente começar a espirrar e/ou expelir muco, não quer dizer que você pegou um resfriado, mas sim que está colocando para fora substâncias que você vem mantendo em seu organismo durante anos. Seu corpo poderá agora ter condições de usar os órgãos de excreção para fazer um detox de resíduos anteriormente acumulados nos tecidos e na corrente sanguínea.

Algumas pessoas poderão liberar na corrente sanguínea, toxinas suficientes para causar uma leve dor de cabeça. Elas devem tomar algum analgésico? Absolutamente não! estamos falando sobre eliminar toxinas, não ingerir, lembra?

A maioria das pessoas, porém, não terá nenhuma reação negativa, pelo contrário se sentirá com mais energia e bem-estar.